-
Arquitetos: HULPIA architecten
- Área: 1 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alejandro Rodriguez
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Delta Light, Kanvas, Liquid Floors, Qubus, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como devemos iniciar o projeto de um centro funerário, que abriga também um restaurante e um apartamento particular? Primeiro, devemos analisar os diferentes usos necessários, e na sequência verificar o que pode ser integrado e o que possui um caráter mais privativo.
O necrotério exige uma atmosfera serena e suave, propícia para que o usuário possa dizer adeus ao falecido com privacidade. A área é destinada a um momento de despedida, ao invés de ser um local de encontro para a família. Porém, apesar de contido, ele também une as pessoas, já que muitas vezes funciona como um local de encontro para que todos recuperem o tempo perdido e ofereçam uma última homenagem ao ente querido. Nesse quesito, o projeto possibilitou uma abertura no que diz respeito à saudação pessoal aos mortos.
Em nossa visão, a melhor solução para esse conflito de privacidade foi dividir a edificação com as atividades funerárias e o restaurante. A divisão ocorre a partir da criação de um salão contínuo, com possibilidade de fechamento, no qual estão localizados os banheiros, vestiários e a venda de ornamentos decorativos. No ponto central está a recepção, bem como, a área de encontros fúnebres.
A segregação do acesso em duas entradas possibilita a flexibilidade do projeto, que possui uma entrada mais privativa para a ala mortuária, e outra, voltada para a área do estacionamento do restaurante. O volume do edifício foi configurado por caixas mutuamente variáveis, criando tensões espaciais, aberturas e privacidade, em um jogo de luz e sombras. A experiência da última saudação é aprimorada através dos sentidos, o caminho se inicia gradualmente em um volume mais alto e aberto, até a sala de saudação, mais baixa e íntima.
O jogo de volumes proporciona a entrada da luz, de forma muito sutil, precedente a saudação ao falecido. As salas de estar também se beneficiam das entradas de luz, já que a luz natural é atraída para a recepção através de uma janela superior, e a grande sala recebe a luz filtrada pelos brises de madeira.